O topo do funil é a etapa mais importante na jornada de compra do cliente e na estratégia de marketing digital. Diz respeito à fase em que o cliente ou potencial cliente segue diretamente para o produto ou serviço que a empresa está ofertando, que pode ser, por exemplo, uma consultoria ou, simplesmente, um produto personalizado.
Mas como criar o conteúdo ideal para essa etapa? Se é do seu interesse criar uma estratégia eficiente e bem alinhada ao objetivo do topo do funil, continue a leitura e conheça quatro dicas que podem lhe ajudar!
O cliente ou potencial cliente que chega ao topo do funil deseja conhecer uma solução para resolver algum problema que esteja passando. Nesse sentido, é importante elaborar um conteúdo um pouco mais maduro, aprofundado, que permita que o potencial cliente conheça melhor a resolução.
Dessa maneira, deve-se fugir de superficialidades e oferecer um conteúdo que seja capaz de prender a atenção do potencial cliente do começo ao fim.
É preciso entender também que ele está vivendo uma fase de descobertas, ou seja, está tentando arrumar um jeito de resolver o seu problema, seja comprando um serviço ou produto.
Na elaboração do conteúdo para o topo do funil, algumas estratégias podem ser adotadas, como levar o potencial cliente para ler outros textos do seu blog que tenham relação com os seus produtos e serviços. É uma maneira de também educá-lo.
Você também pode fazer um CTA que leve o potencial cliente diretamente para a sua solução, para que ele a conheça melhor – nada impede que faça isso.
Aborde chamadas para ação nesse sentido: Por que não aproveita o momento e acessa nosso site para conhecer melhor o nosso produto? Gostaria de conhecer melhor a nossa solução? Acesse nosso site! Leia também o nosso texto “Como criar imagens atrativas para redes sociais”, por exemplo.
Como terceira dica, aposte no uso de imagens para garantir que o cliente ou potencial cliente se aproxime o máximo possível da resolução do seu problema. As imagens devem ter relação com a sua solução, como fotografias de seu produto e serviço.
Essa é uma estratégia que pode prender a atenção do consumidor e convencê-lo de que a sua solução é a melhor do mercado.
O topo do funil não é o momento de citar a sua empresa diretamente, como aquela que pode resolver o problema do cliente ou potencial cliente. O ideal é que faça isso de maneira implícita, para que dessa maneira o conteúdo não deixe claro que se trata de um objeto comercial. Nessa fase, é importante que fique junto ao consumidor, ajudando-o a resolver o seu problema, mas de maneira amiga, sem querer logo de início uma contrapartida.
É o conteúdo que oferecerá ao longo do funil de vendas que fará isso de forma sutil.
E então, o que achou dessas dicas? Esperamos que elas possam lhe ajudar a montar um conteúdo no topo do funil que realmente possa ajudar a sua empresa a alcançar os seus resultados de maneira mais ágil.
Ficou alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em conversar com você.