O shadowban é uma prática adotada pelo Instagram para punir as contas que desobedecem a algumas regras específicas. Funciona não entregando parte do material publicado para o público, tornando as métricas muito menores do que o costume.
Apesar de ser um banimento temporário, não é desejado por nenhum usuário, principalmente aqueles que trabalham com as mídias. Por isso, é importante saber o que devemos evitar, a fim de não ser banido.
Pensando nisso, selecionamos algumas práticas que devem ser evitadas para que sua página não receba o shadowban. Veja:
Há uma lista de hashtags proibidas, seja porque foram usadas com frequência em fotos inadequadas ou representem significados inadequados.
Por isso, é preciso que você conheça essas palavras antes de fazer uma publicação. É possível usar essas palavras, mas o risco de ser banido é grande.
Ainda sobre hashtags, palavras tão importantes no Instagram, também é preciso ter cuidado quanto ao número de tags marcadas em uma foto. O recomendado é cerca de seis, sendo ruim ultrapassar a marca de trinta, que já é uma quantidade desnecessária.
Outro problema sobre as hashtags que poucos sabem é sobre a variação de termos nas publicações.
Muitas pessoas colocam expressões variadas de um mesmo tema. Isso pode ser entendido como spam pela plataforma e gerar também o congelamento da conta.
Há várias ferramentas proibidas no campo das mídias sociais, são softwares que ajudam a comprar seguidores e alavancar as páginas de forma errada. O uso desse tipo de ferramenta traz o risco eminente de banimento não apenas do Instagram como outras redes.
Quando você se dedica a curtir muitas fotos de vez e comenta as mesmas frases pode ser mal compreendido pela rede. O Instagram pode fazer uma leitura errada, interpretando como uso de automação.
Então, faça os comentários de forma mais natural e procure curtir com cuidado as fotos.
Uma ótima alternativa é estar por dentro das políticas de uso da plataforma Instagram e Facebook. Isso pode te deixar preparado para evitar situações que causem banimento.
Além disso, as regras podem mudar ao longo do tempo ou surgirem outras, importante saber sempre se as plataformas são uma ferramenta de trabalho.
Viu como são ações simples? Basta ter atenção na hora de publicar seu conteúdo, para que não seja lido como inapropriado ou spam. Além disso, não faça com que pareçam atividades de ferramentas de automação, para não ser interpretado como “robô”.
No mais, ter atenção a cada um dos itens que citamos aqui pode fazer com que você saia do banimento temporário e evite cair nele. As hashtags, como vimos, são ferramentas essenciais para gerar frutos na plataforma, mas podem ser vilãs se usadas de maneira errada.
Esteja sempre por dentro das políticas de uso até que se torne um hábito obedecer às regras. Afinal, a última coisa que sua empresa deseja é shadowban.
Gostou? Entre em contato conosco, basta preencher o formulário!