Planejar uma campanha de marketing digital é uma ação que exige extrema atenção aos detalhes da composição do produto ou serviço. A tipografia, design, imagens, conteúdo e o uso da psicologia das cores fazem toda a diferença na maneira como essa mensagem chegará ao público.
As cores são poderosas na transmissão de emoções e sensações diversas, em qualquer área da nossa vida. No marketing, então, usar as cores certas para compor o design determina como essa comunicação será feita com os consumidores.
Muitas marcas famosas no mercado são reconhecidas por suas cores. Isso acontece porque o nosso cérebro tem a tendência a assimilar mais rápido informações visuais, o que torna o uso das cores uma maneira eficaz de atingir pessoas através de sensações.
É por isso que a psicologia das cores é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital. Criar uma identidade visual consistente a partir dessa metodologia é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar e obter bons resultados.
A psicologia das cores é um estudo que busca entender como as cores afetam o comportamento dos seres humanos. O conceito analisa como cada cor tem a capacidade de causar uma emoção, sensação ou desejo nos indivíduos.
A mente por trás dessa metodologia é do cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Em 1810, ele publicou um estudo chamado “Teoria da Cor” que consiste na importância da percepção individual de cada pessoa sobre um objeto.
No marketing digital, a psicologia das cores está associada ao comportamento humano em relação a campanha da empresa e, consequentemente, às vendas. Saber como usar uma cor para gerar leads, taxas de conversão, landing pages, entre outros, é indispensável para qualquer negócio conseguir atingir bons resultados.
Muitas corporações ainda não são adeptas da psicologia das cores e acabam não dando atenção para esse detalhe tão importante. Por isso, entender mais sobre o assunto e como ele pode ajudar a sua empresa a ganhar mais visibilidade é de extrema importância.
A escolha da cor para o seu projeto determina se a percepção dele será positiva ou negativa. Você pode ter uma ideia incrível, mas uma cor equivocada tem o poder de causar emoções contrárias ao que foi planejado.
A comunicação visual é um fator chave para causar impacto nas pessoas, principalmente por causa do seu efeito imediato. É com as cores que a sua empresa transmite os valores, temáticas, modelos, objetivos e muito mais.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu contato no nosso formulário!
Antes de escolher uma cor, é preciso analisar o conceito do produto ou serviço para combiná-lo com a paleta de cores que vai estimular o público a fazer a escolha certa.
É claro que existem diversas tonalidades disponíveis de cores. Escolhemos algumas principais para usar como exemplo a seguir!
O vermelho está associado a uma ideia de movimento, intensidade, energia e força. Já o azul transmite tranquilidade, segurança e confiança.
O amarelo dá a sensação de alegria, riqueza e impulsividade. O verde é capaz de transmitir responsabilidade, harmonia e calma.
Por sua vez, o preto transmite uma sensação de poder, mistério e elegância. Já o branco representa limpeza, paz e juventude.
Gostou de saber a importância da psicologia das cores no marketing digital? Que tal começar a investir agora mesmo nas suas estratégias de marketing? Entre em contato conosco por WhatsApp para conhecer nossos serviços!