Hoje em dia todos os empresários que querem obter sucesso com a sua empresa, seja ela desde a startup, pequenas, médias e grandes empresas. Precisam de alguma forma gerar novos contatos ou seja de clientes novos, ou novas vendas dos seus produtos ou serviços.
A criação de sites é um primeiro passo para obter algum tipo de resultado via internet, através dele você expõe informações dos seus produtos ou serviços. Um site bem estruturado e desenvolvido por um profissional capacitado tem condições de angariar visitas automaticamente, através de sites do tipo buscadores como o famoso Google, Bing, Yahoo e outros.
Atualmente, quem não está na internet, perde uma chance de ouro de aumentar as vendas e conquistar um público ainda maior. Isto porque mais da metade da população já conta com acesso à rede e uma parcela significativa de pessoas cada vez mais procuram primeiro no Google, antes de comprar qualquer produto ou serviço disponível.
Sendo assim, o primeiro passo para atrair este público da internet é construir um site! No entanto, como funciona o processo de criação de um site?
Primeiramente, é realizada uma reunião com o consultor de vendas, a fim de definir a finalidade do site, bem como páginas, botões de acesso e outros recursos. Este processo define também o custo do projeto, com base na complexidade do projeto, horas de trabalho e mão de obra requisitada.
Em seguida, tem início o processo de criação do site, através da elaboração do layout. Este processo vai obedecer ao planejamento elaborado no projeto, conforme a vontade do cliente, e a identidade visual do negócio deste.
Depois de elaborado o layout, o cliente vai analisar todo o trabalho e verificar se está ou não de acordo com o que foi solicitado. Finalizada esta etapa, o passo seguinte é dar vida ao site!
Começa então o processo de “front-end”. Trata-se de converter imagens e botões ilustrativos em links ativos, por meio de códigos HTML + CSS. Com isso, o site começa a se tornar mais real, sendo possível acessar as páginas, clicar e efetuar compras (ainda que em fase de testes), checar pedidos ou atualizar informações e conteúdos.
Chega a fase de integração do site. A programação do mesmo é integrada com o Galax CMS (gestor de conteúdos) que torna o site mais inteligente, dinâmico. O conteúdo fica linkado com todas as funções e operacionalidades do site de forma que agora, o site está pronto para ser utilizado.
Por fim, restam apenas os últimos retoques e possíveis alterações no site, a medida que a plataforma é testada. São utilizados para tal todos os tipos de navegadores e versões a fim de verificar se o site abre em qualquer navegador.
Este processo também é utilizado para verificar se o site está de acordo com a política de trabalho da empresa. Se vai ou não de encontro com o ideal imaginado no projeto inicial. Se houver erros, estes são apontados pelo cliente à empresa, que então os corrigirá.
Falta agora atualizar o domínio. Se já não existir, a empresa cria e registra em um dos vários sites disponíveis para essa finalidade. Com o domínio pronto e registrado, é hora de linká-lo no site do cliente.
Enfim, o site é entregue. Contudo, não basta apenas abrir a página e comemorar. É preciso explicar ao cliente como funciona a atualização de conteúdo, ministrando todas as instruções necessárias para que se possa aproveitar a plataforma ao máximo.
A empresa de criação de sites deve também deixar à disposição deste cliente, todo suporte técnico necessário em caso de urgência ou mesmo se houver qualquer dúvida a respeito.
E que venham ainda mais clientes através da internet!