No comércio eletrônico, as métricas são elementos de grande importância para medir o sucesso do negócio e alinhar estratégias. Você seguramente já ouviu falar de conceitos como as taxas de conversão. Contudo, neste artigo trataremos de uma forma de acompanhamento que é análoga, mesmo que inversamente proporcional: a Taxa de Rejeição.
Não deixe o teor aparentemente negativo do nome te assustar. Este é um dos indicadores mais importantes para quem possui uma loja virtual. Também, as suas ações de marketing digital são beneficiadas pelo acompanhamento deste tópico. A maioria dos gestores fará isto com auxílio de ferramentas como o Google Analytics.
Você sabe o que é este conceito e como ele se relacionada às suas estratégias digitais? Ao longo do presente artigo, traremos da sua definição e demonstraremos como medi-lo. Com estas informações, você poderá encontrar mais facilmente as práticas que aumentem a sua conversão. Siga na leitura para descobrir como isto é possível!
Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate, é um percentual que aponta o comportamento dos visitantes do seu site. Neste caso, ela irá quantificar as pessoas que abandonaram a página sem realizar nenhuma ação. Pode ser aplicado a lojas virtuais, websites institucionais e blogs.
O fato é que para cada visitante que abandona o local sem interação contabilizamos uma rejeição. Assim, o número real de visitantes que têm este comportamento será dividido pelo total de acessos. Simplifiquemos o entendimento da questão um pouco. O que ocorre se tivermos 50% de rejeição na home, por exemplo? Isto significa que a cada 100 usuários, 50 abandonam o site sem ir além desta página.
Como havíamos citado na introdução, uma forma de obter estas informações é com o Google Analytics. É possível analisar inclusive as fontes de tráfego. Deste modo, os desequilíbrios podem ser identificados rapidamente. Ainda em dúvida de como obter estes dados? Então preencha o formulário em nosso site para que possamos esclarecer esta e outras questões.
Agora chegamos ao ponto mais importante deste artigo. Entendendo o conceito de que tratamos e finalizada a coleta destes dados, o que devemos fazer? Se você quer aumentar as conversões, primeiro defina de forma clara qual o objetivo de cada página do seu site.
Cruzando esta meta com as informações sobre rejeição, você poderá elaborar conteúdo que conduza o visitante até a ação pretendida. Em todos os casos, o abandono pode indicar também um conteúdo de má qualidade. Reverta a situação investindo em inbound, assim como no design responsivo.
Afinal, a maioria dos acessos hoje acontece via mobile. Sites que não se adaptam a todos os dispositivos de saída são a receita certa para evadir os internautas. Por isso, antes, durante e depois de implantar estas medidas, acompanhe sempre a Taxa de Rejeição para otimizar as suas atividades. Não esqueça de fazer com frequência o comparativo entre as suas páginas para absorver e replicar o que deu certo.
Para saber mais a respeito da Taxa de Rejeição e outras questões relativas ao marketing digital, entre em contato. Quer tornar o seu site um sucesso? Mande as suas perguntas por WhatsApp e aproveite para conhecer a nossa consultoria!